Limitações da Contabilidade Nacional - I (TPC) Rodrigo Alves

 1. Explicita o conceito de Economia Paralela e suas componentes, expostas por Nuno Gonçalves.

Nuno gonçalves afirma que a economia paralela ou economia nao registada integra vários tipos de atividade como: a economia subterrânea, economia formal, autoconsumo e economia ilegal ou mesmo as atividadas subdeclaradas que não são declaradas pelas estatisticas oficiais, em termos genericos Nuno Gonçlves afirma que normalmente em estudos mais agregados, o que se considera por economia registada são todas as atividades que deviam constar no PIB mas não sao por alguma razão.

2. Porque é que a população acha melhor não pagar os impostos?
Refere a argumentação de Sofia Santos.
Sofia Santos afirma que a população escolhe não pagar impostos, porque diz que as pessoas não ganham nada em pagar em impostos e também afirma que os individuos numa economia em crescimento nao querem saber tanto do "trade-off" ganho pelo próprio Estado, já numa economia a ceder os inidividuos começam a preocupar-se mais com o que estado oferece, que muitas vezes poderá não ser o mais aguardado no momento, faz com que as pessoas pensem que o Estado não ajuda os individuos. Isto é que os cidadãos têm de cumprir com a sua parte (pagamento dos impostos), originando assim um sentimento de revolta pelos individuos e consequentemente um ciclo vicioso.
Sofia Santos critica que as empresas e ate mesmo as pessoas tenham de pagar IVA.

3. Identifica a elite corrupta indicada por João Pedro Martins.
João Pedro Martins afrima que a "elite corrupta" é um ajuntamento/grupo de 100 pessoas que confinou a economia e o poder político e de uma forma acertada estatizar setores de chave do estado, dizendo que esta tal elite circula como se fosse um "'carrossel": passando primeiramente pelo exercicio de cargos governativos. seguidamente pelo conselho de administração de empresas públicas, pelo conselho de administração de empresas multinacionais e depois pela banca e depois regressam ao exercício de cargos públicos.
João Pedro Martins ainda diz que enquanto isto pernanecer, vai ser bastante dificil que os cidadãos pensem duas vezes quando poderão usufruir de uma "autoisenção" de IVA.

4. Como explica Helena Garrido o regresso da pergunta “com ou sem factura?”
Helena Garrido afirma que deve-se à degradação da atividade económica, que incentiva a fuga ao fisco,o que vai de acordo com as análises de Nuno Gonçalves e de Sofia Santos.O sentido de injustiça e de impunidade, o que é possível verificar nas sociedades ocidentais.

5. Refere como a teoria da felicidade explica a fuga ao fisco? (Helena Garrido)
Helena Garrido expressa que a teoria da felicidade diz que é mais importante do que essa pessoa ganhar mais ou menos (é a minha posição relativamente ao outro), isto tem se agravado, ou seja, o fosso entre a classe media e os mais ricos tem aumentado progessivamente e é esse agravamento que pode levar, não so a figa ao fisco, como também à tentaiva de ludibriar o sistema.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Componentes do Rendimento (1995-2021)

Limitações da Contabilidade Nacional - I (TPC) Tiago Neves